quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Veteranos ficaram doentes depois que trabalharam na secreta Área 52

Em meados da década de 1980, o trabalho do técnico da Força Aérea, Mark Ely, era de pesquisador de caças soviéticos obtidos secretamente.

O trabalho, realizado em hangares escondidos conhecidos como casas silenciosas, era parte de uma missão no deserto de Nevada, a 140 milhas de Las Vegas, no Tonopah Test Range — às vezes chamada de Área 52. A missão era tão secreta que Ely disse que teve que negociar um acordo de confidencialidade.

“Defensor do interesse nacional era mais importante que minha própria vida”, disse Ely à CBS News, e isso não é só conversa.

Ely tinha 20 e poucos anos e estava fisicamente apto quando trabalhava na base secreta. Agora com 63 anos e morando em Naperville, Illinois, ele está enfrentando consequências fatais da radiação a qual ele foi exposto.

Durante décadas, o governo dos EUA testou bombas nucleares perto da Área 52. De acordo com uma avaliação ambiental federal de 1975, esses testes espalharam material radioativo tóxico nas proximidades.

"Fiquei com cicatrizes nos meus pulmões. Fiquei com cistos no fígado. ... Comecei a ter lipomas, tumores dentro do meu corpo que tive que remover. O revestimento da minha bexiga foi eliminado", disse ele.

Todos esses anos depois, seus registros de serviço incluem muitas atribuições, mas não a missão dentro do Campo de Testes de Tonopah, o que significa que ele não pode provar que esteve lá.

“Há um slogan que as pessoas dizem: 'Negue, negue até morrer'. Isso é meio verdade aqui”, disse Ely à CBS News.

Dave Creta diz que também trabalhou como policial militar no mesmo local. Agora ele tem problemas adversos, incluindo bronquite crônica e teve que remover um tumor das costas.

Ele passou os últimos oito anos rastreando centenas de outros veteranos que trabalharam na Área 52 e disse que viram "todos os tipos de câncer".

Embora a avaliação do governo de 1975 tenha autorizado a presença de produtos químicos tóxicos na área, ele disse que interromper o trabalho "ia contra o interesse nacional" e que os "custos... são pequenos em comparação aos benefícios recebidos".

Outros funcionários do governo que foram alocados na mesma área, principalmente do Departamento de Energia, foram auxiliados por US$ 25,7 bilhões em assistência federal, de acordo com estatísticas divulgadas publicamente do Departamento do Trabalho. Mas esses benefícios não se aplicam a veteranos da Força Aérea como Ely e Creta.

“Isso me deixa extremamente bravo e me machuca também porque eles deveriam me apoiar”, disse Ely. "Eu os apoiei e quero que eles me apoiem."

Quando contatado para comentar, o Departamento de Defesa confirmou que Ely e Creta serviram ao Governo, mas não disse onde.

link: CBSNews.com

Canal do Youtube: Canal Myllas Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário