O mar já inspirou muitas lendas, especialmente de criaturas monstruosas em suas águas. Outra parte das histórias marítimas refere-se a navios fantasmas que navegam nos mares e aparecem de vez em quando para outros barcos desaparecendo no nevoeiro ou nas ondas do mar.
Na Inglaterra, a lenda da escuna Lady Lovibond continua até hoje: um navio fantasma a cada 50 anos aparece no dia anterior ao Dia dos Namorados (14 de fevereiro). Os documentos históricos informam que, de fato, o navio afundou e toda a tripulação morreu.
Em 13 de fevereiro de 1748, quando Lady Lovibond atravessou o rio Tamisa em direção ao mar aberto e circunavegou a costa de Kent para ir em direção ao rio, o clima estava mais ensolarado na costa portuguesa.
O capitão Simon Reed havia planejado a viagem como lua de mel para sua nova noiva, Annetta; a bordo, convidados e tripulação estavam comemorando, brindando e batendo palmas. Com exceção de um: o primeiro oficial John Rivers que, durante muito tempo, ficou com ciúmes do capitão, porque ele também se apaixonou secretamente pela noiva de Reed e naquele dia contemplaria uma vingança suicida.
Seis milhas do litoral Deal, não muito longe do Estreito de Dover, existe uma extensão de areia conhecida como "Goodwin Sands", que tem a reputação de ter destruído mais de 2.000 barcos; quando chegou à região, Rivers deu vazão à sua raiva reprimida e atingiu o timoneiro com um pé de cabra, caindo ele no chão.
John Rivers, então, assumiu o comando e desviou Lady Lovibond para o Goodwin Sands destruindo a escuna e matando todos os passageiros.
Um naufrágio terrível certamente, mas a história não termina com a morte da tripulação. Cinquenta anos depois, em 13 de fevereiro de 1798, o capitão James Westlake, do navio Edenbridge, enquanto navegava no Tamisa, perto do Goodwin Sands, viu um navio com três mastros vindo ao seu encontro.
O choque foi evitado por alguns metros, mas o que mais aterrorizou o homem foi o fato de o navio alguns segundos depois desaparecer no ar. Seu testemunho também foi confirmado por um barco de pesca que estava na época na área.
Depois de mais 50 anos, em 13 de fevereiro de 1848, outro barco de pesca se viu diante de um navio com três mastros e, dessa vez, um choque ocorreu entre os dois barcos. Os pescadores se jogaram na água e na costa o acidente terrível, mas quando as autoridades enviaram botes de resgate de Deal para salvar os sobreviventes, encontraram apenas o barco de pesca encalhado e nenhum sinal de impacto com outro barco.
Um incidente semelhante ocorreu em 1898, desta vez contra um navio mercante, mas novamente o navio fantasma atravessou o espaço comum para desaparecer no ar sem causar nenhum impacto.
A última aparição de Lady Lovibond foi testemunhada em 13 de fevereiro de 1948 pelo capitão Bull Prestwick. Ele alegou ter visto um navio real se aproximando e não um navio fantasma, mas imerso em um estranho e brilhante brilho verde. Naquela época, não houve impacto e o navio de três mastros simplesmente passou perto de Goodwin Sands e desapareceu pouco depois.
Nenhum relatório conhecido foi feito em 1998, mas um grande número de pessoas, depois de ouvir a história dos avistamentos, apareceu ao longo das margens do Tamisa esperando para ver o navio fantasma. Todos os curiosos ficaram desapontados porque Lady Lovibond não apareceu..
Tudo o que resta é esperar até 13 de fevereiro de 2048 para o aguardar perto das Areias de Goodwin e descobrir se o navio fantasma retornará para navegar nessas águas.
Pouca curiosidade: Lady Lovibond não é o único navio fantasma que infestaria o estreito: de tempos em tempos os fantasmas do transatlântico SS Montrose e do navio de guerra Shrewsbury apareciam.
Canal do Youtube: Canal Myllas Freitas
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